segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


Turbilhão Feminino

Olá meus amores, hoje vou abordar um assunto, muito importante para nós mulheres chamado TPM.
Meu intuito neste post, é chamar atenção para esse problema que assola tantas mulheres por esse Brasil  e fora dele também, mostrando quais os sintomas mais comuns no período que antecede a menstruação e como lhe dar com eles, e ajudar com algumas dicas e informações que talvez vocês precisam saber.

A tensão pré-menstrual  pode causar um verdadeiro caos no dia a dia da mulher.
Saiba como amenizar o problema e conviver de forma pacífica com os sintomas
Quem não sente os sintomas, pode até pensar que a tensão pré-menstrual (TPM) é uma verdadeira "frescura". mas, quem sofre todo o mês sabe o quanto fica sensível, ansiosa e até inchada pode trazer problemas no dia a dia. A intensidade dessas estranhas sensações e o modo como elas aparecem variam muito de mulher para mulher.
E quando você acredita que está livre, surge o próximo mês e, com ele, um novo ciclo de irritabilidade, tristeza, compulsão e ansiedade.
A TPM aparece normalmente uma semana antes da menstruação. nesse período, muitas mulheres enfrentam sintomas não apenas psíquicos, mas físicos. Entre eles, dores de cabeça ou enxaqueca, fadigas,
dor ou inchaço nas mamas, pernas e barriga, acne e prisão de ventre.

Mais de 100 sintomas típicos já foram descritos pela literatura médica.
A médica ginecologista mara Solange Carvalho Diegoli, coordenadora do centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas em São Paulo, explica que a mulher poderá ter sintomas diferentes ao longo da vida. "Isto por que os sintomas dependem de vários fatores, entre eles a quantidade de estrogênio e progesterona  produzidos naquele mês."
Ela ressalta que os fatores causadores da TPM são as alterações hormonais e até fatores hereditários.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade estadual de Campinas (Unicamp) revelou que a maioria das brasileiras sofre com essa temida tensão. Ao todo 80% das 860 mulheres entrevistadas contaram que sentem os sintomas característicos do período que antecede "aqueles dias". O estudo revelou que a TPM afeta as relações amorosas de 56% das entrevistadas.
Os relacionamentos familiares 50%  também ficam prejudicados.Quando os sintomas são excessivos e interferem na qualidade de vida e no dia a dia da mulher, o problema deixa de ser uma simples tensão e passa a ser chamado de síndrome disfórica menstrual.
Se eles não desaparecerem após a chegada da menstruação, o melhor a fazer é procurar orientação médica.
Buscar ajuda especializada e tratamento é tão importante quanto identificar os sintomas. Não se esqueça que Deus dá inteligência aos Médicos em nosso benefício.

Para amenizar as dores e o desconforto, uma boa dica é praticar atividades físicas. Os exercícios reduzem a tensão, melhoram a autoestima e o bom humor e ainda são bastante saudáveis. Se você não tem o habito de pratica-los, pode começar com caminhadas moderadas. É uma atitude simples e eficaz.
A ginecologista mara Diegoli alerta para os cuidados com a alimentação. Ela explica que a dieta deve ser equilibrada e com pouco açúcar, com muitas frutas e verduras. Reduza o sal da comida. isto reduz o inchaço e, consequentemente, os sintomas físicos, tais como dores nas pernas mamas e barriga.
  
Os doces também causam retenção de açúcar e água e devem ser evitados. "Algumas mulheres podem sentir-se aliviada ao ingerir chocolates ou outros doces apresentando melhora rápida, mais temporária, da depressão e ansiedade", completa a médica.


    Coma alimentos ricos em cálcio vitamina B6 ( peixes, soja, banana) e vitamina E ( cereais, azeite). Aposte nos alimentos diuréticos, ou seja, que contribuem para que o organismo elimine mais água, como melancia, morangos, salsa e agrião.
Não é preciso sentir desconforto ou identificar que algo esta errado para procurar orientação médica. As visitas ao ginecologista devem ser, no mínimo, anuais, com prescrição de exames e avaliações adequadas. Não se sinta incomodada  se possuir algum sintoma de tensão pré-menstrual.
O importante é procurar ajuda e se cuidar, para viver de forma plena e saudável.

Irritabilidade 
Ela pode vir acompanhada de ansiedade e até agressividade e ocorre 
por causa do desequilíbrio na produção  dos hormônios estrogênio  e
progesterona. Muitas mulheres acham que podem estar com problemas 
espirituais ou até psiquiátricos pelo fato do nervosismo ser grande nesta 
fase. a avaliação médica é melhor do que a autoavaliação. 

Compulsão
Vontade de comer doces e carboidratos é uma queixa comum a quase todas  
as mulheres no período menstrual. Isso acontece porque os níveis de açúcar 
diminuem. O cérebro entende que o corpo precisa de glicose e isso causa 
o desejo de comer guloseimas. Evite chocolate e aposte em iogurtes e frutas 
secas.  

Tristeza
Desânimo, choro fácil e até insônia. Mulheres que se sentem assim durante a fase pré-menstrual 
precisam fazer atividades físicas e aeróbicas, como caminhadas, corridas ou natação. Com prática 
dos exercícios, o corpo libera endorfina, substância que dá a sensação de ânimo e bem estar ao 
organismo . 

E ai meninas me contem, já mataram quantos nesse período ? kkkkk
espero ter ajudado, está matéria saiu em um jornal de uma igreja aqui na minha cidade e eu achei a matéria muito legal e esclarecedora sobre a tão temida e presente TPM .
   

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2 comentários:

KINHA disse...

Olá Tita

Adorei a sua visita, obrigada!

AMIGA DA MODA by Kinha

tita araujo disse...

seja sempre bem vida também lindona

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